Como o bebê pode dormir bem?

Muitas pessoas me perguntam como eu fiz meu filho dormir bem… Com 1 mês o João dormia das 23:00 horas até as 6:00. E isso já era ótimo. Com 4 meses ele passou a dormir das 19:00 as 6:00 (quando comecei a colocar a mamada noturna). E hoje o João com um ano, ele dorme das 20:00 as 6:30.

 Acho que cada bebê é um bebê, e como tenho só um filho, não tenho muita comparação! Já postei algumas dicas aqui no blog, mas vou colocar aqui a rotina que eu tinha com meu filho desde que ele nasceu!! O mais importante da mãe saber é que: BEBÊ QUE DORME CEDO, ACORDA CEDO! Eu optei por esta opção!!!

 O João seguia uma rotina assim que nasceu: o banho era de manha (quando estava mais quente, pois ele nasceu no inverno), e a noite ele recebia a Shantala (eu sou fisioterapeuta e aprendi na faculdade, mas também ganhei um livro de uma aluna muito querida, que me orientou muito bem):

227-528943-0-5-shantala-um-arte-tradicional-massagem-para-bebes

 

Depois da Shantala o João ia direto para o banho de ofurô! Neste banho não tinha shampoo, nem sabonete, só o ofurô mesmo para ele relaxar:

Joao (217)

O primeiro banho de ofurô foi no balde cerveja!

Joao (222)

Depois herdamos um ofurô!

Joao (223)

Tinha dias que o João já dormia no ofurô!

Depois do ofurô, colocava uma roupa quentinha (era inverno) e fazíamos a contenção com um swaddle – também dá para fazer com o cueiro, mas o swaddle vem com velcro e é muito mais prático. (tanto a contenção, como o barulhinho para dormir eu aprendi no DVD: o bebê mais feliz do pedaço, mas como o João nesta fase já estava bem embalado para dormir, eu só colocava um barulhinho de um app que baixei no meu cel). A contenção é um passo muito importante para o bebê dormir bem, o João dormiu com contenção até os 3 meses, pois até essa idade o bebê sente falta do útero, e dos limites que tinha dentro do útero. (os bracinhos do bebê ficam presos, e acreditem, isso conforta o bebê):

foto (2213)

O João dormia com a contenção e um cobertor por cima!!

 Depois era a mamada e capotava até o dia seguinte!! Eu deixava o quarto dele bem escuro a noite e as cortinas fechadas, para ele saber que é noite! E logo de manhã quando ele acordava, eu abria as cortinas e mostrava para ele o sol, para ele saber que já era dia (e assim com o tempo regulando o que é dia e o que é noite). Durante as sonecas do dia, eu deixava a casa com o barulho normal de uma casa funcionando, assim ele também sabia que era dia!!

Outra dica que peguei do livro: Crianças francesas não fazem manha, foi que se ele der um choradinha, eu tenho que esperar, as vezes contar até 10, pois a maioria das vezes ele está trocando o ciclo de sono, e o bebê chora mesmo para trocar de ciclo, mas logo volta a dormir. 

 

Espero que ajude alguma mamãe!!

beijos

Paty Kitice

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Baby, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Como o bebê pode dormir bem?

  1. Tia Yumi disse:

    Muito legal Paty, seu afilhado Kenzo também foi assim!!! E como você sou mãe de primeira viagem, e com a orientação do pediatra, intuitivamente fiz o que a natureza e nossas ancestrais já faziam.
    Também sabia que era durante o sono ( o Kenzo fazia soninho pela manhã de 2 horas e a tarde de 1 a 2 horas) que nossos babies crescem ❤
    Parabéns para vocês três!!!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s